Valores de um Time Scrum

 Compromisso,  Foco,  Franqueza,   Respeito,   Coragem.

Compromisso

Compromisso implica o engajamento e envolvimento. A equipe de scrum se compromete a atingir metas específicas. Confiante de que o scrum team vai entregar o que promete, a organização mobiliza sobre o compromisso de atender cada objetivo.

O Processo Agil, possui a ideia de auto-organização, proporciona às pessoas toda a autoridade de que necessitam para cumprir os compromissos. No entanto compromisso exige um esforço consciente. 

Considere os seguintes pontos:

· Scrum teams tem que ser realísticos quando fazem compromissos, especialmente para sprints

·  Scrum teams devem se comprometer totalmente com as metas. Isto inclui ter consenso entre a equipe que o objetivo é alcançável.

· O Scrum team é pragmático mas se assegura que cada sprint possui um valor tangível

· Scrum Teams estão dispostos por serem responsáveis pelos resultados.  (O Scrum Team tem o poder de estar no comando do projeto. Você como um membro do time, pode ser responsável por como organiza o seu dia, o trabalho do dia a dia, e a conclusão do resultado)


Foco

A vida no trabalho é cheia de distrações. Milhares de pessoas em no seu trabalho adorariam utilizar o seu tempo para tornar o deles mais fácil. Contudo, interrupções tem alto custo.

Jonathan Spira de uma empresa de consultoria chamada Basex, recentemente publicou um relatório chamado “O custo de não prestar atenção: Como interrupções impactam na produtividade”. Em seu relatório detalha como empresas do EUA perdem próximo de $600 bilhões dólares por ano em distrações no ambiente de trabalho.

Membros de um Scrum Team podem ajudar mudar estas distrações insistindo em um ambiente que segue o foco. 

Mesa do Mark Zuckerberg - STAY FOCUSED & KEEP SHIPPING 


Para reduzir distrações e incrementar produtividade, times scrum podem:

·         Fisicamente se separarem de distrações da empresa. Uma das técnicas favoritas para garantir alta produtividade é achar um anexo fora da empresa e ter a melhor área de trabalho para o scrum team. As vezes a melhor defesa é a distância.

·         Assegurar que você não está gastando tempo em atividades não relacionadas ao objetivo da sprint. Se alguém tentar lhe distrair da meta da sprint com algo que “tem que ser feito”, explique suas prioridades. Pergunte: “Como esta requisição pode ajudar avançar no objetivo da sprint?”, esta simples pergunta pode enviar um monte de atividades para o final da lista.

·         Entenda o que precisa ser feito e faça apenas isto. O time de desenvolvimento determina as tarefas necessárias para alcançar o objetivo da sprint. Se você é um membro do time de desenvolvimento, utilize este direito de propriedade para conduzir seu foco para as tarefas priorizadas em mãos.

·         Equilibre o tempo focado com o de acessibilidade ao resto do time. A técnica Pomodoro de Francesco Cirillo, dividindo o tempo em blocos de 25 minutos, com paradas entre os blocos, ajuda alcançar equilíbrio entre foco e acessibilidade. Frequentemente recomendo o time de desenvolvimento utilizar headsets(fone de ouvido) para cancelamento de barulho, quando estiver com ele na cabeça, significa um sinal de “não perturbe”. Contudo, também sugiro um acordo entre todos membros do time ter um tempo mínimo de horas disponíveis para colaboração.

·         Verifique se você está mantendo seu foco. Se você não tiver certeza que está mantendo o foco, isto pode ser difícil de dizer, mas volte a pergunta básica: “Minhas ações estão compatíveis com alcançar o objetivo global, sendo um termo mais próximo (como completar minha tarefa atual)?”

Como pode ver, focar na tarefa não é uma prioridade baixa. Utilize um esforço inicial para criar um ambiente livre de distrações que ajude começar uma tarefa focado.


Franqueza

Segredos não tem lugar em um time ágil. Se o time é responsável pelo resultado do projeto, apenas faz sentido se todos tem os fatos a disposição.

Informação é poder, e assegurar que todos tenham acesso a informação necessária para tomar as decisões certas exige boa vontade de ser transparente. 

Para manter a média do poder da franqueza, você pode

·         Assegurar que todos no time tenham acesso a mesma informação. Tudo, da visão do projeto até o menor detalhe sobre o status de tareas tem que ser de domínio publico, na medida em que o time está trabalhando. Utilize repositório centralizado como única fonte de informação, e também envie um link deste repositório aos stakeholders do projeto e diga “Toda a informação está a um click de distância. Não existe um modo mais rápido de se atualizar”.

·         Seja aberto(franco) e encoraje outros a serem francos e abertos. Membros do time tem que se sentir livres de falar abertamente sobre problemas e oportunidades de melhorias,  se os problemas são algo que estão lidando entre eles mesmos ou outro lugar na equipe. Franqueza exige confiança entre o time, e confiança leva tempo para desenvolver.

·         Desarme políticas internas desencorajando fofocas. Se alguém começar falar sobre você ou o que outro membro do time fez ou não fez, pergunte a ele/ela para verificar o problema com  a pessoa que pode resolve-lo. Não se deve fofocar. Nunca.

·         Seja sempre respeitoso. Franqueza nunca é uma desculpa para ser destrutivo ou algo parecido. Respeito é um ponto critico para ter um ambiente aberto.

Pequenos problemas sem solução frequentemente crescem e se tornam crises. Use um ambiente aberto para se beneficiar de ter entrada em todo time e assegurar que seu esforço de desenvolvimento está focado nas verdadeiras prioridades do projeto.

Respeito

Todo individuo no time tem algo importante a contribuir. Seu background, educação, e experiências tem uma influência distinta no time. 
Compartilhe sua singularidade, e procure buscar e apreciar o mesmo nos outros. 

Você encoraja respeito quando:

·         Alimenta franqueza. Respeito e franqueza andam de mãos dadas. Franqueza sem respeito causa ressentimento; franqueza com respeito gera confiança.

·         Encoraje um ambiente positivo de trabalho. Pessoas felizes costumam tratar as outras melhor. Encoraje positividade, e o respeito irá vir junto.

·         Procure as diferenças. Não apenas tolere as diferenças; tente acha-las. As melhores soluções vem de diferentes opiniões que são consideradas e apropriadamente desafiadas.

·         Trate cada um no time com o mesmo nível de respeito. Todos membros do time devem conceder o mesmo respeito, independentemente de sua função, cargo, nível de experiência, ou contribuições imediatas. Encoraje todos a darem o seu melhor.

Respeito é a rede de segurança que permite inovação prosperar. Quando as pessoas sentem-se confortáveis em levantar uma variedade de ideias mais ampla, a solução final pode melhorar de vários modos que nunca será possível sem um ambiente de time com respeito. Use o respeito como a vantagem de seu time.

Coragem

Todos nos temos medo. Todos nos temos certas coisas que não gostaríamos de fazer, se perguntar a um membro do time para explicar algo que não entendemos ou confrontar o chefe. Abraçar técnicas ágeis é uma mudança para varias empresas. Além de compromisso, foco, franqueza e respeito, fazer mudanças com sucesso requerem coragem para enfrentar resistências. 

Seguem algumas discas para alimentar coragem:

·         Entenda que o processo que funcionou no passado não necessariamente funcionará agora. As vezes você precisa lembrar as pessoas deste fato. Se você quer ter sucesso em técnicas ágeis, seu processo de trabalho diário precisa mudar para melhorar.

·         Esteja pronto para sair do status quo. O Status quo irá te empurrar pra traz. Algumas pessoas tem interesses investidos e não irão querer mudar como eles trabalham.

·         Desafie o temperamento com respeito. Membros seniors(antigos) da empresa podem ser especialmente resistentes a mudança; Frequentemente eles que  criaram as regras antigas de como as coisas são feitas. Agora você está desafiando estas regras. Respeitosamente lembre estes indivíduos que podem alcançar os benefícios das técnicas ágeis apenas seguindo os 12 principios ágeis fielmente. Peça a eles para dar uma chance de tentar.

·         Compreenda os valores dos outros. Tenha coragem de fazer compromissos e estar atrás destes compromissos. Tenha a coragem de focar e dizer “não” para distrações. Tenha coragem de ser aberto(franco) e reconhecer que sempre tem uma oportunidade de melhorar. E tenha coragem de ser respeitoso e tolerante com a visão de outras pessoas, mesmo que eles desafiem as suas visões.

Como você substitui os processos antigos de sua empresa por abordagens mais modernas, espere ser desafiado. Assuma este desafio; As recompensas podem ser valiosas no final.

Agile 4 DummiesEste post faz parte do livro Agile Project Managment for Dummies


1 comentários:

 

Sobre

Agile Coach, Scrum Master, Eng. de Software com formação em Administração de Empresas em Análise de Sistemas.

Paixão por Software e Administração, foi como unir fogo com gasolina, combustão!

Comecei a programar aos 13 e nunca mais quis parar de respirar software.

Acordo todos dias até hoje com a mesma empolgação de um garoto de 13 anos para criar ou aprender algo novo.
A arte de criar formas de vida virtuais #Tron

Thiago Torricelly

Thiago Torricelly