Scrum e resenha do filme O Mestre dos Mares

O que o filme "O Mestre dos Mares" com título em inglês  "Master and Commander" (Mestre e Comandante) tem a ver com Scrum? 
Neste post faço a resenha do filme comparando com conceitos do Scrum.


Cenário: O filme se inicia com combate em águas distantes nos mares próximos ao Brasil entre um navio de guerra inglês contra um francês em 1805, período que Napoleão dominava a Europa. Oceanos agora são campos de batalha.

O Capitão sem a tripulação, não faz o navio de guerra funcionar, da mesma forma que o Scrum Master sem um time com skills apropriados, não atinge resultados. 
Time Scrum: Vamos dizer que o navio Inglês seja nosso motivado Time Scrum, que é pequeno, corajoso e ágil, que o capitão seja o Scrum Master, e a tripulação seja o time, formado por navegadores, artilheiros de canhão, tenentes, etc, cada um com sua função fundamental.

No Scrum tem que ter um inimigo, um alvo!
Objetivo: Derrotar o navio Francês inimigo, que possui o dobro de tribulantes e mais canhões com mais poder de fogo. 

Em Scrum, não se pode começar uma sprint sem planejamento, é preciso CONHECER BEM o seu INIMIGO, e a CAPACIDADE PRÓPRIA DO TIME para não fracassar com o objetivo da sprint. 
Sprint 1 Sem Planejamento (Primeira Batalha): Durante a primeira batalha o navio inglês, que é menor, começa levando muitos tiros de canhão, o engenheiro naval aconselhou o capitão a bater em retirada, pois não irá mais resistir e afundará. A equipe do capitão faz várias anotações em um diário de bordo, e eles conseguem bater em retirada. (Abortaram a Sprint).


Sun Tzu, O mestre da guerra disse algo como: "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, tem 100% da batalha ganha, vencerá cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, tem 50% de chance de vitória. Mas se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, tem 100% de derrotas."

Aprendizado - Retrospetiva da Sprint 1: Não começar uma Sprint sem planejar, sem o entendimento do que precisa ser feito, e entender a capacidade do time, caso contrário, não irá atingir o objetivo e seu navio irá afundar.


É importante que TODOS do time participem do levantamento e planejamento!

Backlog Grooming: Após a derrota da primeira batalha, eles consertaram os buracos, analisaram os motivos da derrota, e o principal, os comandantes do navio (Equipe de analistas de negócios) levantaram mais informações sobre o navio inimigo. Porém foi integrante da equipe de artilharia (desenolvedor .net), que trouxe uma informação fundamental para a vitória, ele passou informações DE COMO o navio Francês foi feito, e fizeram uma pequena maquete mapeando seus pontos fracos.

Scrum Master ajuda MOTIVAR, fazer o time enxergar o que é possível de ser alcançado
A tripulação estava com medo de voltar enfrentar o navio francês com mais canhões e poder de fogo, porém o capitão encorajou a todos, focando na estratégia de explorar uma fraqueza no casco do navio inimigo. 
O Líder precisa desafiar a segurança, o status quo,  e ter coragem para ver a realidade e atuar nela, tomando atitudes no momento certo e estar preparado para enfrentar mudanças e críticas. 

Em Scrum o TIME É MAIS IMPORTANTE que o individuo.
Tem um momento triste no filme que um marinheiro cai no mar durante uma tempestade, o capitão precisa tomar uma decisão: 1) Salvar uma vida, porém colocar a de todos em risco.   2) Sacrificar uma vida para preservar a de toda tripulação.
O Capitão deixa o cara morrer, para não afundar o navio na tempestade.

Em Scrum tem que ter FOCO total no OBJETIVO!
Durante a expedição, eles passam pelas belas ilhas Galápagos, alguns pedem para parar um pouco, porém o capitão descobre que o navio inimigo não está muito longe, e ajuda manter o FOCO no inimigo, alertando que não devem ter distrações.


Scrum Master ajuda o time treinar e praticar para melhorar a VELOCIDADE e PRODUTIVIDADE
O Capitão treina com time de artilharia de canhões para serem mais ágeis, e reduzir o tempo das rajadas de canhões, até conseguirem melhorar bastante a performance.


Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvlvimento precisam ter muito conhecimento. Para ter liderança tem que ter bala na agulha!
 
Durante o filme acontecem algumas crises como falta de água, desmotivação etc. O que faz as pessoas seguirem o capitão é sua liderança, seu repeito e não apenas o chapéu de capitão.
Em Scrum os times são auto-organizados então todos precisam exercer liderança, incluindo desenvolvedores para propor novas soluções e defender idéias.

Tem que ESTUDAR MUITO! Times Scrum possuem equipes multi-disciplinares com grande capacidade de realização.
Nesta época histórica do sec XIX havia uma escola de líderes, destinada a formar oficiais navais capazes de gerenciar os navios da frota inglesa em alto mar e situações adversas. Entre os ingleses havia um longo percurso empírico dos aspirantes até chegar ao topo da hierarquia do navio. Precisavam possuir conhecimentos acadêmicos, depois de passarem um período nos bancos escolares, os aspirantes serviam a bordo em navios de guerra para aprender liderança na prática.

Existem muitas outras lições no Mestre dos Mares!
Todas estas técnicas e estratégias podem ser bem aplicadas no trabalho diário.

ARREBENTA!!



1 comentários:

 

Sobre

Agile Coach, Scrum Master, Eng. de Software com formação em Administração de Empresas em Análise de Sistemas.

Paixão por Software e Administração, foi como unir fogo com gasolina, combustão!

Comecei a programar aos 13 e nunca mais quis parar de respirar software.

Acordo todos dias até hoje com a mesma empolgação de um garoto de 13 anos para criar ou aprender algo novo.
A arte de criar formas de vida virtuais #Tron

Thiago Torricelly

Thiago Torricelly