Velocidade mata (a concorrência)

Trem Bala

Para empresas que vendem diretamente ao cliente final, uma das melhores maneiras de alavancar a transformação ágil/lean é focando na redução do tempo de tudo que se faz. Se você consegue entregar um orçamento em um dia e os seus concorrentes levam de duas a três semanas, você leva uma grande vantagem. Do mesmo modo, se o seu lead time desde o pedido até a remessa for de uma semana, enquanto os seus concorrentes levam seis semanas, você ganha participação no mercado. Na verdade, o sistema Lean oferece até mais vantagens para empresas que fabricam produtos/serviços customizados do que para as que fabricam produtos padronizados – fato que os fabricantes de produtos/serviços customizados dificilmente compreendem.

Abreviar o tempo de colocação do produto no mercado pode economizar dinheiro também para os clientes. Há alguns anos em uma pequena empresa de fabricação de joias (anéis) perto de Miami, cujo maior cliente era a J.C. Penney. O Cliente J.C era uma loja tradicional que fazia  cem anéis idênticos por vez e mantinha um grande estoque (os giros de estoque eram em média de 2 a 3). O lead time para fazer um lote de cem anéis era de oito semanas.

O Presidente executivo pediu ajuda ao consultor de Ágil/Lean que começou criando uma célula de fluxo e eles começaram a fazer anéis com base nos pedidos que entravam, em vez de fazer um grande lote de anéis idênticos. A célula de fluxo responsável por todos os pedidos do cliente J.C Penney, era composta por dez mulheres de meia idade e três homens que trabalhavam nas pedras dos anéis. A meta deles era fazer 275 anéis por dia. Montaram um quadro de controle de produção para acompanhar e divulgar os resultados de hora em hora em um local que todos pudessem ver. No primeiro mês, não conseguiram atingir a meta,  mas continuaram corrigindo os problemas à medida que surgiam. Finalmente, um dia a fábrica comemorou: a equipe tinha atingido a meta de 275 anéis. Eles então começaram a atingir todas as novas metas até que estavam produzindo 450 anéis por dia com as mesmas 13 pessoas. Não foi oferecido à equipe nenhum incentivo financeiro; tudo o que havia era o desafio pessoal de atingir as metas diárias e estabelecer um novo recorde.

Assim, aumentaram a produtividade em 64%, mas nesse caso, o verdadeiro fator de mudança do jogo foi que o lead time caiu de oito semanas para dois dias. Os anéis continuaram a ser produzidos em lotes de 100, mas eram todos com designs diferentes de acordo com os pedidos do cliente que entravam naquele dia. A fábrica não precisava mais manter estoques para muito mais que um dia e pôde amenizar a natureza cíclica do negócio. O cliente não necessitava mais comprar grandes lotes com muita antecedência, permitindo que a loja do cliente reagisse com mais rapidez às tendências da moda e eliminasse em grande parte a necessidade de devolver produtos em excesso ou que não tinham sido vendidos. O desfile de devoluções de estoque obsoleto na primavera acabou, assim como a necessidade do cliente de financiar um estoque extra.

Outro bom método para empresas de serviços e de produtos customizados é organizar eventos kaizen com os clientes com o objetivo de reduzir o lead time e os erros que ocorrem na interface diária com o cliente. Como por exemplo, uma editora de livros, quando ela realizou um kaizen sobre as reclamações dos clientes, descobriu que mais de 60% não tinham nada a ver com a impressão do livro em si. As reclamações eram sobre erros na entrada de pedidos, erros de remessa, erros de preço, problemas com a arte inicial da parte dos clientes e uma lista de outros problemas, todos decorrentes da interface com o cliente. Trazer os seus principais clientes para um evento kaizen conjunto de uma semana pode ajudar a eliminar esses erros e fazer você um fornecedor mais importante.

Ágil/Lean pode ser considerado como uma estratégia de crescimento, sobre ganhar participação de mercado e estar preparado para entrar ou criar novos mercados.

Dicas:


#KaizenComEquipes #KaizenComClientes  #RetrospectivasEquipe 
- Cultura de Melhoria Contínua para sempre
- Eliminar do processo desperdícios e ineficiências, reduzindo atividades que não adicionam valor ao processo. (são atividades de coisas que seu cliente não está pagando para receber)

#Comunicar Comunicar Comunicar

#Reduzir Lead Time
- Encontrar formas de aumentar velocidade e qualidade (para entregar mais valor aos clientes)


Referência bibliográfica: Lean Turnaround - Art Byrne




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Sobre

Agile Coach, Scrum Master, Eng. de Software com formação em Administração de Empresas em Análise de Sistemas.

Paixão por Software e Administração, foi como unir fogo com gasolina, combustão!

Comecei a programar aos 13 e nunca mais quis parar de respirar software.

Acordo todos dias até hoje com a mesma empolgação de um garoto de 13 anos para criar ou aprender algo novo.
A arte de criar formas de vida virtuais #Tron

Thiago Torricelly

Thiago Torricelly