Como se tornar em uma pessoa matinal


Imagine um homem das cavernas cinco milhões de anos atrás. Obviamente, ele vivia em uma caverna com sua tribo (ele não era chamado de homem das cavernas atoa).

Aqui está ele:

Durante o dia, ele saia para caçar animais e colher frutas com outros caras da caverna. Após o pôr do sol , os caras voltavam para a caverna, acendiam uma fogueira e mastigavam a comida.

Os caras e garotas das cavernas, então passavam o tempo em volta da fogueira e contavam piadas de homem das cavernas. A escuridão da noite tomava conta da tribo conforme a fogueira diminuia. Todos os caras das cavernas e garotas das cavernas de repente sentiam uma onda de embriagues de sono permeando seus corpos. Logo, todos eles estavam roncando como um coral em sinfonia.

Até o sol surgir novamente.

O que aconteceu aqui?

Como todos caras e garotas das cavernas dormiram ao mesmo tempo?
Bioquímica.

Quando o sol se põe, nosso corpo produz melatonina para nos preparar para dormir. A alguns milhões de anos no passado nossos corpos humanos começaram aprender este padrão:

Sol se põe = escuridão = hora de produzir melatonina

Quando a melatonita era liberada em nosso corpo, começavamos a bocejar. Ficavamos tontos e nossas pálbebras ficavam pesadas. Assim que nós adormecemos. Mas um cara chamado Thomas Edson inventou a lâmpada elétrica; nosso corpo precisa de escuridão para produzir hormônios do sono.

Se você tem problemas para dormir e acordar cedo, aqui vão cinco pequenos hábitos para resgatar:


Cinco pequenos hábitos para salvar seu sono, e te fazer acordar cedo.

1) "Sessões escuras" 10 a 30 minutos antes de dormir.
Desligue o telefone, a TV, o computador e todas as luzes antes de sua hora normal de dormir. Sente no seu sofá. Aproveite a escuridão. Você se sentirá muito primitivo, como um homem das cavernas novamente.

Pode também meditar durante as "Sessões escuras" e ajudar bastante a ficar com sono.

2) Quartos escuros
Quando você está de férias, geralmente tem as melhores dormidas. Não é porque está na praia, ou porque está sem stress, é porque os hotéis tem cortinas black-out. Uma vez que fecha as cortinas, você transforma o quarto em uma caverna, exatamente como os caras das cavernas tinham milhões de anos atrás.
Você dorme como um gladiador quando está escuro.

Então tenha cortinas black-out. Tenha certeza também que não haja luzes artificiais no quarto.

3) Banir tecnologia do quarto
Hora de ser honesto: você usa o facebook ou whatsapp da sua cama, não usa? Eu já usei também. O que acontece na maioria das vezes é tipo: "vou usar o facebook pela última vez hoje".

A próxima coisa que acontece é: São 3h da magrugada e você sabe da vida de todas celebridades do planeta, mas se sente como um vampiro. Para um dia de mudancas, proiba iphone ou ipad do quarto. Fazendo isso irá garantir que vai bater a cabeça no travesseiro na hora certa.

4) Movimente-se nas manhãs
Exercícios liberam endorfinas em nosso corpo, porque elas fazem nosso corpo mais resistente a dor. Nossos ancestrais homens das cavernas precisavam de endorfina para correrem de tigres de dentre de sabre, mamutes e por ai vai.

Endorfinas também nos fazem sentir como super humanos, porque elas continuam em nosso corpo DEPOIS que são liberadas. As vezes sentimos cansados e com preguiça de fazer mais algo depois do trabalho, mas, depois de se exercitar pela manhã, pode ter um dia cheio de energia e foco.

Por que as manhãs? Porque você precisa fazer a mágica acontecer, empreender aquele negócio, e ter resultados de super-humano durante o dia, não a noite.

5) Trazer positividade para a cama
Já percebeu que você acorda EXATAMENTE com os mesmos pensamentos quando foi para a cama? Eu costumava me arrastar para a cama pensando: "Oh meu deus, tenho apenas 5 horas para dormir. Estou exausto!". Assim que acordava, pensava "Aqui vamos nós, super cansado!".

Pare de pensar nos desafios/problemas que ocorreram no dia. Pense em como você vai triturar tudo amanhã, igual mastigar matatas chips. Se você fizer isso hoje, posso te garantir que vai acordar na hora certa, cheio de energia, e pular da cama.

Em vez de reclamar, diga a você mesmo que amanhã vai ser MELHOR. então acorde com os mesmos pensamentos motivadores.

Sério, é simples. Adquira um hábito de cada vez, e comece hoje!



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Sobre

Agile Coach, Scrum Master, Eng. de Software com formação em Administração de Empresas em Análise de Sistemas.

Paixão por Software e Administração, foi como unir fogo com gasolina, combustão!

Comecei a programar aos 13 e nunca mais quis parar de respirar software.

Acordo todos dias até hoje com a mesma empolgação de um garoto de 13 anos para criar ou aprender algo novo.
A arte de criar formas de vida virtuais #Tron

Thiago Torricelly

Thiago Torricelly